29 setembro 2006

Harrowdown Hill


Thom Yorke, inconfundível, mesmo quando a solo. The Eraser, 2006.

28 setembro 2006

"Há coisas fantásticas, não há?"



A nova campanha da Netcabo, com três Teresinhas "prontas para surfar sem limites", levou um conjunto de 42 pessoas (de 13 nacionalidades diferentes) ao Bali, para fazer o filme que vamos ter que aturar na televisão até Março. Quem já o viu perguntará porque raio, para filmar umas cenas de surf, será preciso ir para o Bali... não haverão ondas em Portugal (por exemplo) capazes de ilustrar o "fim dos limites de tráfego"? Não. "Nesta altura do ano, o sítio com a melhor ondulação era no Bali" (produtor José Neto dixit). Simples, portanto. Aliás, com 4-milhões-de-euros-4 para gastar, não há campanhas difíceis.

Sem, obviamente, menosprezar o poder de uma boa campanha de comunicação, pergunto-me se a marca Netcabo seria menos "jovem e cool" (argumento de Pedro Leitão, administrador da PT Multimédia, para justificar o investimento) se a onda gigante que aparece no filme fosse, digamos, um bocadinho menos gigante. O que é que há de fantástico naquele filme? O que é que, naquele filme, justifica uma produção no Bali? Nada! A não ser, claro, os seus bastidores: as viagens, as praias, as comidas exóticas, o salutar convívio entre o staff e as Teresinhas, enfim, tudo aquilo que não acrescenta nem retira nada à campanha propriamente dita, mas que - oh, vil destino! - faz parte do pacote.

Pergunta que se impõe: que gestores são estes, que aprovam todo o tipo de delírios megalómanos das agências de publicidade? Que gestores são estes, que não reconhecem um mero golpe de oportunismo? E que agências são estas, que vendem este tipo de "criatividade"? Vejamos: a ideia da campanha é comunicar a navegação sem limites na Internet – vulgo surfar - por isso, hum, deixa ver... põe-se as Teresinhas a fazer surf? Não, isso é muito óbvio... já sei, põe-se as Teresinhas a fazer surf no Bali! Uau, que golpe de imaginação fantástico! Quelle pièce de résistence!

Fonte (das citações e factos): Meios e Publicidade, 22.09.2006.

22 setembro 2006

Oceans


Um dos concertos que entrou directamente para o meu Top 5 (já foi há algumas semanas, mas eu tinha que dizer isto!).

Oceans é a primeira música do Lado B do album Ten e, não sei se é da batida, da guitarra, da voz do Eddie Vedder - ou de tudo isso - mas há ali qualquer coisa que me faz fechar os olhos, recostar e... levitar. Uma, duas, muitas vezes. Experimentem.

Y, además, tiene cojones!


Finalmente, alguém que não tem medo de dizer, bem alto, aquilo que [toda a gente] pensa...

"El presidente del Gobierno, José Luis Rodríguez Zapatero, expresó ayer su "plena comprensión y respaldo" al Papa tras la polémica sobre sus palabras en la Universidad de Ratisbona, que ofendieron a una parte de la sociedad musulmana. Zapatero aprovechó la sesión de control del Senado para, al final, en una intervención insólita ante los medios de comunicación, lanzar el mensaje de apoyo a Benedicto XVI."

20 setembro 2006

Não há coincidências II











Longe vão os tempos em que não havia internet nem televisão por satélite e em que as viagens ao estrangeiro eram privilégio de uma minoria. Nessa altura, era fácil copiar uma campanha ou um artigo de opinião estrangeiros (entre outras coisas) sem que ninguém desse por nada e, com isso, fazer grandes brilharetes por cá (estou a lembrar-me, a propósito, de uma crónica hilariante de Miguel Esteves Cardoso, algures no início dos anos 80 – essa e outras reunidas mais tarde no Escritica Pop - em que ele dizia que era muito fácil ser crítico musical em Portugal: bastava ir a Londres, comprar o New Musical Express e, digamos assim, fazer uma tradução).

Hoje, felizmente, as coisas são muito diferentes e a informação está à distância de um click no Google; o que, como se vê pelas fotos acima, é uma grande maçada para quem se acha mais esperto que os restantes mortais. Mais, com o surgimento da blogosfera - que é precisamente onde andam a maior parte desses maçadores cujo único objectivo é chatear os outros – a circulação de informação e de opiniões tornou-se mais rápida e, porque é livre (ou seja, não tem que responder perante a administração), mais eficaz; de tal forma que os próprios jornais começam a dar atenção ao que por lá se escreve, just in case

Por tudo isto, parabéns ao Destaques a Amarelo, que descobriu a fonte inspiradora da campanha da Super Bock, e ao Meios & Publicidade*, que divulgou a descoberta.

* Ao contrário do que se escreve no jornal, o blogue em causa não é "anónimo" e, por isso, a questão da "desigualdade entre os blogs e as agências" (porque o anonimato defende os primeiros) não se coloca.

15 setembro 2006

Candy


Ouvi isto* um dia destes e lembrei-me que, na altura (1990), achava piada a esta música (apesar de não ser particularmente fan nem de Iggy Pop nem, muito menos, de B-52's); devia ser da combinação de vozes, aquele "beautiful, beautiful girl from the north" dele com o "yeah, well it hurt me real bad when you left" dela... Enfim. Para ficar por aqui até ver, literalmente.

* no album "Brick by Brick", dele.

08 setembro 2006

Verdes são os campos


...e foi então que a Sãozinha, do alto do seu roupão chinês, respondeu ao Mário Crespo que sim, que a Câmara de Setúbal tinha dificuldade em sair do buraco financeiro porque era prejudicada pela existência de duas áreas protegidas no seu concelho: o Parque Natural da Arrábida e a Reserva Natural do Estuário do Sado...

Mas, ó Sãozinha, então não era na sua lista que estava aquele partido, os Verdes ou lá o que é, que têm aquela mania da natureza e... ai isso era na lista do Carlitos? Ah, está bem, sendo assim...

Uma grande maçada, diz muito bem!... Pois se não vinham muito mais a calhar uns prédios e assim, que os senhores que os fazem até costumam dar uns cheq... ah, compreendo, não é para divul... Sim, sim, um verdadeiro desperdício, é o que é... e depois queixam-se que isto não vai a lado nenhum...

01 setembro 2006

The killing moon


Under blue moon I saw you...

Para nostálgicos incorrigíveis dos anos 80. Echo & the Bunnymen, em 1984.