27 dezembro 2007

Impressões


Fui hoje, pela primeira vez, à livraria Byblos; confesso que fiquei decepcionada. O espaço é grande - grande demais - e a ideia com se fica (ou melhor, com que eu fiquei) é que há um pouco de tudo, mas de nada em especial. Por exemplo, fui até à estante dos livros em Espanhol, na esperança de encontrar escritores Hispânicos mas, à excepção de Muñoz Molina e mais um ou outro, a maior parte dos livros à venda são traduções dos Portugueses (sobretudo Saramago - who else? - Lídia Jorge e Fernando Pessoa). De Ballester, Almudena Grandes, Maruja Torres, Carmen Posadas ou Rosa Montero (para falar apenas em alguns "best-sellers" contemporâneos), nem vestígios.

Depois, também não percebi porque é que metade da estante de Sociologia está ocupada com livros de Antropologia (e a outra metade com a colecção do Alberoni, enfim...). Valia mais que lhe chamassem Ciências Sociais e pronto, assunto arrumado.

Também há CD's e DVD's que, pela quantidade e tipo de oferta, não ficam muito a dever aos que podemos encontrar no Jumbo ali mais à frente. Por falar em DVD's, temo que uma livraria desta dimensão não sobreviva sem a componente electrónica e de gadgets que caracterizam a oferta da Fnac; teria sido mais inteligente inspirarem-se aí que no amarelo torrado do logotipo.

Last but not least: a localização. Quem é que troca uma ida ao Chiado, com o metro praticamente dentro da Fnac, pela esquina mais deprimente de Campo de Ourique e Amoreiras, onde não se consegue estacionar, não há metro e os autocarros são escassos?

Eu não troco. Antes o Colombo. Ou mesmo o novo Allegro, diz que também tem uma Fnac.

1 comentário:

PºG disse...

pois nem mais. estive lá ontem também. Como podes imaginar estava na expectativa da secção de música. assim por alto pareceu-me mais pequena que a que tenho... em casa.
confirmo a desorganização generalizada, a incoerencia das escolhas, a falta de interesse da secção de cd's (nem fui aos filmes e aos jogos). Enfim, sei que ainda estão a organizar-se. Espero que melhorem um bocadito. Por enquanto a fnac e a barata são muito mais interessantes..