28 agosto 2006

Top Five* das músicas que arrepiam


Mais do que cinco, não necessariamente por esta ordem nem necessariamente só estas:

La Folie - The Stranglers (La Folie, 1981)
Saudade - Herois do Mar (Herois do Mar, 1981)
Song to the siren - This Mortal Coil (It'll end in tears, 1984)
A Sombra - Madredeus (Os dias da Madredeus, 1987)
Marlene Dietrich's favourite poem - Peter Murphy (Deep, 1990)
Lilac Wine - Jeff Buckley (Grace, 1994)
Street Spirit - Radiohead (The Bends, 1995)
El Payande - Lhasa de Sela (La llorona, 1998)
Paloma - Caetano Veloso (BSO de Habla con ella, 2002)

Top em aberto, aceitam-se vetos, votos e sugestões!

* É o que dá andar a rever filmes!

3 comentários:

Luís António Coelho disse...

"It's better this way", "No" e "Property girl" dos Associates, "Winning" dos The Sound, "Taphead", "After the flood" e "Desire" dos Talk Talk, "Someone somewhere in summertime", "New gold dream" e "Glittering prize" dos Simple Minds (mas estes, tal como os títulos indicam, são arrepios doces, nostálgicos e luminosos, para uns Simple Minds mais sombrios escolheria "Real to real" e "Seeing out the angel"),"Plaza" e "Underpass" de John Foxx, "P-Machinery" e "Dream within a dream" dos Propaganda, "Anywhere out of this world" e "Windfall" dos Dead Can Dance, "Whales tails", "Aikea-guinea", "Heaven or Las vegas" e muitas mais dos Cocteau Twins, "Blind Opera" dos And Also the Trees, "Youth" dos Soft Cell, "Atmosphere", "The eternal" e "Decades" dos Joy Division, "Second skin", "Home is here the heart is" e "Swamp thing" dos Chameleons, "WXJL Tonight", "The Black hit of space" e "Circus of death" dos Human League, "Alice's song" dos Passions, "Flor sonhada" (lado B do single "Foram cardos, foram prosas" da Manuela Moura Guedes), "One hundred years" dos Cure, a versão de "Perfect Kiss" dos New Order que saiu no álbum "Substance", metade do album "The dreaming" da Kate Bush, "Evening of light" da Nico, "Pagan poetry" da Bjork, "A map of you", "Traps" e "They all run after the carving knife" dos New Musik, "The new Stone Age" e "International" dos OMD, "Carpet crawlers" e "Mama" dos Genesis. Mas há mais, muitas mais.

Embirrante disse...

Ena, Ena!... :-)))

Muito obrigada à Mónica e ao "Som Viciado" pelas sugestões (e pelo TPC que se avizinha, para descobrir todas as músicas que não conheço!).

Mónica, no Vanilla Sky não resisto ao "Last Goodbye" do Jeff Buckley e ao "Everything in its right place", dos Radiohead!

Som Viciado, sei bem o que são esses "arrepios doces e nostálgicos"! Por isso mesmo não incluí muitas músicas em que tive dúvidas se o arrepio era pela música em si ou pela memória que a mesma despertava! Porém, ao olhar agora para a tua lista, começo a achar que fui demasiado radical!

Anónimo disse...

Pois JE, a rainha da incultura músical, voto claramente na "Saudade" dos Herois. Não pela nostalgia mas pela erupção de bandas portuguesas que se fizeram sentir. Os Herois trouxeram algo de diferente. Depois.... quem não tem saudades dos gloriosos 80 com todos os seus excessos. Também usaram collants coloridos a dar com as fitas dos cabelos e com os brincos? (as meninas claro).
Em segundo lugar fica a "Paloma", apesar de me irritar sollenemente quem diga mal de Portugal e ganhe milhões no país "irmão". Embirrações à parte tiramos o chapéu ao Almodovar que o filmou a provocar arrepios num belo pátio andaluz!