01 abril 2005

É a cultura, estúpido!*


Fazer zapping tem destas coisas: damos por nós a ver programas que, de outra forma, nunca veríamos.

Ontem era um concurso. Perante a anunciada pergunta sobre literatura, deixei-me ficar. Fácil ou difícil?, pergunta o apresentador. O concorrente afivela um ar confiante e escolhe "difícil".

Quem escreveu “Crime e Castigo”: Dostoevsky, Tolstoi ou Agatha Christie?

Silêncio.

O concorrente, em esforço: Hum... Agatha Christie conheço, os outros dois nunca ouvi falar… e decide comprar a resposta. O apresentador, com ar de quem não precisa de consultar a cábula: a resposta certa era "Fédor" Dostoevsky!

Nova pergunta, sobre arte: apenas um destes nomes designa um arquitecto: José Malhoa, Rafael Bordalo Pinheiro e Siza Vieira. Qual deles é?

O concorrente, desafiador: pois eu estou aqui a ver dois arquitectos! Siza Vieira é conhecido, fala-se muito dele, é arquitecto. E Bordalo Pinheiro também é arquitecto… quer dizer, eu sempre associei…

O apresentador não esconde alguma incredulidade: acha mesmo que Bordalo Pinheiro foi arquitecto?

Quer dizer, não sei, p'ra mim é, eu sempre associei… acho que sim… Mas acaba por escolher Siza Vieira: quase de certeza que este é arquitecto, fala-se tanto dele...

Derradeira pergunta (não a do concurso, mas a que eu aguentei ver): Aljezur pertence ao distrito de Setúbal, Beja ou Faro?

O concorrente, com dúvidas: Hum… são três distritos tão distantes… não faço ideia, o nome não me diz nada…

O apresentador decide ajudar: Pense um bocadinho: áljezur…álál… o que é que lhe parece?

O concorrente, triunfante: Setubál!

* título roubado ao nome dos encontros/debates mensais no S.Luiz.

Sem comentários: