20 janeiro 2005

Querido Diário


António José Seguro (AJS) tem um blog. Um blog homónimo, com uma foto sua em mangas de camisa (que um homem de casaco vestido é sinal de pouco trabalho e nenhum esforço), ao lado de imagens do distrito de Braga (para que não restem dúvidas: não é Coimbra, nem Beja, nem Faro; é Braga.).

O blog não é mais do que um diário (imperdível!) do seu dia-a-dia como candidato a deputado. Senão vejamos:

15 de Janeiro
O sábado foi dedicado ao contacto com a população do concelho de Vieira do Minho. Fomos recebidos com fortes e contínuos incentivos. "Não nos desiludam", e "Lembrem-se do interior do distrito" foram das expressões muito utilizadas pelas pessoas com quem conversámos (...). Já conhecíamos o dinamismo do Presidente da Câmara Jorge Dantas, mas ficámos alegremente surpreendidos pela acção da autarquia no exercicio de funções que incubem ao Governo da República. De entre elas emerge as acções de combate ao insucesso e ao abandono escolar, através do Programa Escolhas.

Primeiro reparo (tem que ser!): AJS escreve mal que se farta! "foram das expressões muito utilizadas"; "incubem"; "emerge as acções"... credo!!!

Segundo reparo: pior que escrever mal, é o facto de ficarmos a saber que AJS está "alegremente surpreendido" com a "acção da autarquia no exercício de funções que incubem ao Governo da República". Mas é suposto as câmaras usurparem as funções do governo da República? Se sim, parece-me grave. Se não, só posso concluir que AJS queria dizer o contrário, apenas se enganou no sujeito: o Governo da República é que incumbiu a autarquia. Mas isto levanta-me outra dúvida: porque é que AJS está alegremente surpreendido? Não estava à espera que o autarca, seu colega de partido, fosse tão eficaz no cumprimento das suas incumbências? Mas não é para isso que ele lá está?

16 de Janeiro
Finalmente um dia sem agenda política. Trabalhei de manhã e fui almoçar com o Agostinho e com o Silvino. Aproveitei para passear. O dia estava soalheiro e a simpatia das pessoas é singular. O António Braga veio ter connosco e fomos ver o futebol, pois jogavam duas equipas do distrito: Braga e Moreirense, tendo como enquadramento um estádio único e lindo. Á noite jantei em casa dos amigos Paulo Alexandre e Teresa, ambos professores na Universidade do Minho. Matámos saudades e recebi preciosas sugestões para a campanha. Aproveitei para ver a sic-notícias, e ao fazê-lo, inteirei-me da polémica em torno de palavras estéreis: o PSD contra o PP; e o monólogo da Santana a exigir ao PR que dissolva a oposição.

Ui, esta é demasiado boa: "O dia estava soalheiro e a simpatia das pessoas é singular". Oh! AJS, toma lá mais um voto, rapaz, por falares assim das nossas gentes. E aquele jogo de futebol num "estádio único e lindo"? (únicos e lindos, claro, quem foi que teve a ideia do Euro 2004, quem foi?). Toma lá outro voto!

Paulo e Teresa, obrigada! Ainda bem que são professores universitários, gostei de saber. Era só o que faltava, estarem a dar "preciosas sugestões" ao AJS, e depois serem, sei lá, carteiros, polícias, ou coisa assim...

O "monólogo da Santana" é que não percebi. Quem é essa senhora, uma santa lá da terra?

17 de Janeiro
O dia de hoje foi novamente dedicado á qualificação dos jovens e dos desempregados (...) em Famalicão. Fomos visitar uma Escola de Formação Profissional, a CIOR. Contactamos com Professores e com alunos (...). Os jovens optam pela escola profissional porque lhes permite "arranjar um emprego, enquanto os doutores ainda por aí no desemprego", refere um deles. Retorqui, afirmando que é menos difícil a um jovem licenciado obter um emprego do que um jovem com um grau de instrução inferior, fazendo um apelo à qualificação ao longo da vida. (...). Ao final da manhã rumei às Caldas da Rainha para estar com a família. Amanhã, cedinho, viajarei para Lisboa para dar aulas na Universidade e trabalhar na Assembleia da República.

Pois isso da qualificação e das escolas profissionais é tudo muito giro e dá muitos votos, mas eu e os meus amigos Paulo e Teresa achamos que a universidade é que é. Um licenciado arranja mais facilmente emprego que um "jovem com um grau de instrução inferior", ou seja, que um jovem com uma formação profissional como a que é dada, por exemplo, pela CIOR, em Famalicão.

Uff, mas que dia longo este, AJS! Tão longo que "rumaste" (olha, outro com a mania dos "rumos"!) a casa ao "fim da manhã". Isso é que foi trabalhar, sim senhor! Mas pronto, está bem, no outro dia foste "cedinho" dar aulas na universidade, que é uma coisa importante e que distingue as pessoas. Que o digam o Paulo e a Teresa. Aliás, deve ser por isso que escreves "Professor" com maiúscula e "aluno" com minúscula.

E la nave va.

1 comentário:

Paulo Nunes disse...

Pois é. E o AJS é peixe graúdo. Por aí dá para imaginar o nível da sardinha e do arenque.

Continuem a votar nos grandes. Sim. Sim. Continuem que isto só tem tendência a "melhorar" (depressão).

Estiveste muito bem, embirras.

PS: o teu blog insiste em: "This blog does not allow anonymous comments" ... ganda azar