28 janeiro 2005

Imbecilidades


Confesso que tinha decidido não voltar a comentar as atitudes de Santana Lopes. Pensei que tinha esgotado a paciência para a quantidade de alarvidades que este homem é capaz de dizer por minuto. Mas esta é demais: achar que existe uma "mega-fraude" por parte das empresas de sondagens (porque apresentam, todas, um resultado desfavorável ao PSD) e que vai processar aquelas cujas previsões não se confirmarem a 20 de Fevereiro é bem revelador do grau de desespero e estupidez a que chegou Santana Lopes.

Desespero face à inevitabilidade da derrota (da liderança do país e, a seguir, da liderança do próprio partido) e estupidez por não ter ainda percebido que as sondagens, estas sondagens, não servem para prever resultados eleitorais; servem, isso sim, para medir as intenções de voto no momento presente (daí a pergunta "se as eleições fossem hoje..."). Como tal, são instrumentos privilegiados que permitem aos partidos afinar as suas estratégias de comunicação durante a campanha. Instrumentos que Santana dispensa e repudia, porque quem não está com ele está contra ele.

É a democracia e a liberdade de opinião em todo o seu esplendor. O que irá Santana dizer a seguir? Que vai processar todos quantos não votarem nele?

Sem comentários: