29 abril 2005

Futebol rules


Ontem Valentim Loureiro foi reconduzido para a direcção da empresa Metro do Porto (apesar de continuarem as investigações do processo "Apito dourado", no qual está implicado); hoje lemos o jornal e ficamos a saber que o governo de Santana & Portas aprovou, escassos dias antes da tomada de posse do novo governo (e numa manifestação de total desrespeito pelos cidadãos que cumprem as suas obrigações fiscais) o adiamento de "qualquer exigência aos clubes de futebol pelo incumprimento do Totonegócio" até 2010. Por outras palavras, o acerto de contas previsto pelo "Totonegócio" para ocorrer em 2004 continuará por fazer.

Mas, como se trata de futebol e o povo é sereno, está tudo bem. Temos o Mourinho e, desde ontem, o chileno Pinilla como novos herois "nacionais", que podemos querer mais?

Mesa de mistura (11)




Conhecer Patrick Wolf, Wind in the wires
Revisitar The Waterboys, This is the sea (1985)
Ouvir sempre The Cure, Desintegration (1989)

22 abril 2005

Mesa de mistura (10)*




Conhecer Joanna Newsom, The Milk-Eyed Mended
Revisitar The Sundays, Reading, writing and arithmetic (1990)
Ouvir sempre Goldfrapp, Felt Mountain (2000)

Notas:
a) a partir de hoje, os albuns sugeridos no "Revisitar" e "Ouvir sempre" passam a incluir o ano de edição;
b) vi ontem a Joanna Newsom ao vivo, no Lux. Fantástico! "Primeiro estranha-se, depois entranha-se"... No fim, sai-se hipnotizado pela voz de menina, pelo dedilhar impressionante, pela alma das canções. Voz e harpa, tão-só, a provar que o todo é, sempre, muito maior que a soma das partes.

* No feminino.

15 abril 2005

O fim da piada fácil


O problema do governo de Sócrates (e do próprio Sócrates!) face ao de Santana Lopes é que dantes era muito mais fácil escrever qualquer coisa na sequência de uma simples aparição pública (para não falar de entrevistas ou declarações à imprensa que, acto contínuo, motivavam um sem-número de artigos e comentários mais ou menos "galhofentos"). Agora não.

Que dizer de um governo sóbrio e discreto (cujas sobriedade e discrição emanam em primeiro lugar do próprio líder)? Basicamente nada. Ou apenas isso, que é sóbrio e discreto. As propostas parecem justas (a venda livre de medicamentos NSRM, a equiparação do tempo de férias dos funcionários judiciais ao dos outros funcionários públicos, o controlo das baixas e subsídios de inserção fraudulentos, o fim do sigilo bancário sempre que tal seja imperativo, o controlo à evasão fiscal, a tentativa de não subir os impostos, o propósito de não recorrer a receitas extraordinárias para controlar o deficit, a redução do número de mandatos consecutivos para cargos políticos executivos, etc...) e, de facto, parecem querer servir o interesse geral.

Em suma, a diferença entre os dois governos é que, enquanto Santana Lopes se limitou a ser engraçado, Sócrates caiu em graça. E, lá diz o ditado...

Mesa de mistura (9)




Conhecer Brazilian Girls, Brazilian Girls
Revisitar The Smiths, The world won't listen
Ouvir sempre Zero 7, Simple Things

08 abril 2005

Mesa de mistura (8)*




Conhecer Old Jerusalem, Twice the Humbling Sun
Revisitar Ornatos Violeta, O monstro precisa de amigos
Ouvir sempre Rodrigo Leão, Alma Matter

* Todos Portugueses, nem todos em Português.

04 abril 2005

Pensamento do dia


36 anos: tudo por aprender, tanto por fazer!

01 abril 2005

É a cultura, estúpido!*


Fazer zapping tem destas coisas: damos por nós a ver programas que, de outra forma, nunca veríamos.

Ontem era um concurso. Perante a anunciada pergunta sobre literatura, deixei-me ficar. Fácil ou difícil?, pergunta o apresentador. O concorrente afivela um ar confiante e escolhe "difícil".

Quem escreveu “Crime e Castigo”: Dostoevsky, Tolstoi ou Agatha Christie?

Silêncio.

O concorrente, em esforço: Hum... Agatha Christie conheço, os outros dois nunca ouvi falar… e decide comprar a resposta. O apresentador, com ar de quem não precisa de consultar a cábula: a resposta certa era "Fédor" Dostoevsky!

Nova pergunta, sobre arte: apenas um destes nomes designa um arquitecto: José Malhoa, Rafael Bordalo Pinheiro e Siza Vieira. Qual deles é?

O concorrente, desafiador: pois eu estou aqui a ver dois arquitectos! Siza Vieira é conhecido, fala-se muito dele, é arquitecto. E Bordalo Pinheiro também é arquitecto… quer dizer, eu sempre associei…

O apresentador não esconde alguma incredulidade: acha mesmo que Bordalo Pinheiro foi arquitecto?

Quer dizer, não sei, p'ra mim é, eu sempre associei… acho que sim… Mas acaba por escolher Siza Vieira: quase de certeza que este é arquitecto, fala-se tanto dele...

Derradeira pergunta (não a do concurso, mas a que eu aguentei ver): Aljezur pertence ao distrito de Setúbal, Beja ou Faro?

O concorrente, com dúvidas: Hum… são três distritos tão distantes… não faço ideia, o nome não me diz nada…

O apresentador decide ajudar: Pense um bocadinho: áljezur…álál… o que é que lhe parece?

O concorrente, triunfante: Setubál!

* título roubado ao nome dos encontros/debates mensais no S.Luiz.

Mesa de mistura (7)




Conhecer Bloc Party, Silent Alarm
Revisitar Noir Desir, des Visages des Figures
Ouvir sempre The Gift, Film