29 julho 2005

Serviço Público II


Só pode ser uma razão muito próxima daquilo que comummente se entende por serviço público a que leva Mário Soares a candidatar-se a Presidente da República. A não ser por essa nobre razão, teríamos de admitir que se trata apenas de uma forma de a) puxar o tapete a Manuel Alegre b) assumir que os iluminados do PS (leia-se: o desejado Vitorino ou o apaziguador Guterres, entre outros), quando toca a vestir a camisola do país, fogem que nem tordos ou c) manifestar a sua imensa vaidade, considerando-se a si próprio como o Salvador da Pátria.

De facto, e por mais que tente, não consigo perceber o que terá levado Sócrates a declarar, repentina e inesperadamente, o seu apoio a Soares; ao mesmo Soares para quem Sócrates "personifica(va?) o que o Guterrismo teve de pior", ao mesmo Soares que, há escassos meses, disse que a hipótese de uma candidatura sua à Presidência da República era, no mínimo, "redícula*" e "não fazia sentido nenhum".

Tinha razão, não faz sentido nenhum. O Portugal de Soares (da democracia imberbe, da adesão à CEE, da subsídio-dependência) não só já não existe como ninguém o quer de volta. Espero que alguém lhe diga, em bom tempo, que em política não há pessoas insubstituíveis. Temos pena.

* está propositadamente errado. Foneticamente, é assim que Soares pronuncia a palavra "ridículo".

Serviço Público I


O assunto é recorrente, mas... de volta ao zapping do sofá, páro na RTP1 e no concurso "Um contra todos": a pergunta refere-se ao local onde foi assinado o tratado que instituiu a CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço) que, segundo o dito concurso, foi a organização percursora da UE (União Europeia). Leio segunda vez, à espera de encontrar "precursora", mas não. Fiquei então a saber que a CECA, ao invés de ter precedido a UE, a percorreu.

Estamos sempre a aprender, é o que é!

Mesa de mistura (22)




Conhecer Hanne Hukkelberg, Little things
Revisitar Prefab Sprout, Steve McQueen (1985)
Ouvir sempre This Mortal Coil, It'll end in tears (1984)

08 julho 2005

Volto já!


Mesa de mistura (21)




Conhecer Belle & Sebastian, Push barman to open old wounds
Revisitar Happy Mondays, Pills Thrills & Bellyaches (1990)
Ouvir sempre Depeche Mode, Songs of faith and devotion (1993)

07 julho 2005

A realidade e a ficção


No dia em que estreia "A Guerra dos Mundos" em Portugal, ouço na rádio que estão bombas a rebentar em Londres e fico sem saber se se tratará de mais uma emissão fictícia à la Orson Welles ou se será mesmo a realidade.

Nos dias que correm, começa a ser cada vez mais difícil distinguir entre uma coisa e outra: por um lado, damos por nós a olhar para imagens reais com a indiferença típica de quem assiste todos os dias a atentados, pessoas a morrer à fome, cargas policiais e realidades afins; por outro, vamos ao cinema e saímos de lágrima ao canto do olho e nó na garganta. Há aqui qualquer coisa que não bate certo.

01 julho 2005

Mesa de mistura (20)




Conhecer Micatone, Nomad songs
Revisitar Talk Talk, It's my life (1990)
Ouvir sempre Jeff Buckley, Sketches for my sweetheart the drunk (1998)